quarta-feira, 18 de novembro de 2015

DENGUE


A dengue é uma doença causada por um vírus alojado no mosquito Aedes Aegypti. Ele é preto, com manchas brancas e, geralmente, pica as pessoas durante o dia. Quando uma pessoa é picada por esse mosquito, contrai a doença. Somente pela picada do mosquito se pega dengue, não é possível contraí-la em contato com outras pessoas doentes. A reprodução desse mosquito acontece da seguinte maneira: O mosquito deposita seus ovos em água parada. Quando chove acumula água em pneus, vasos de plantas, caixas d'água abertas, entre outros lugares... Ele escolhe lugares com água limpa, sendo assim, esses lugares se tornam, na verdade, criadouros de mosquito da dengue. Por isso é tão importante não deixar acumular água parada em casa e ter muito cuidado ao guardar objetos que possam juntar água.







Quando os ovos encontram a água parada, saem de dentro deles, centenas de larvas, que depois de alguns dias, viram novos mosquitos. Não adianta matar um mosquito e deixar água parada, pois dessa água sairá centenas de novos mosquitos prontos para picar e levar a dengue para muitas pessoas. Por isso, é muito mais importante acabar com os criadouros do que com o mosquito.






Às vezes, esses sintomas não aparecem todos de uma vez, mas aparecendo alguns deles, a pessoa já deve procurar rápido um médico. 
É muito importante também a pessoa não se automedicar. A melhor alternativa é sempre consultar um médico. Alguns remédios mascaram, ou seja, disfarçam os sintomas da dengue. Nesse caso, o médico pode ficar confuso e não fazer o tratamento adequado, e a pessoa pode piorar. Essa doença é muito grave se não cuidar logo no início, podendo levar até a morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário